Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

BlackRock reduz participação no BES para 4,65%

A gestora de fundos norte-americana BlackRock vendeu ações do BES no início do mês, sendo agora dona de 4,65% do banco, segundo a informação comunicada pela instituição financeira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

BlackRock reduz participação no BES para 4,65%
Notícias ao Minuto

19:29 - 08/07/14 por Lusa

Economia Gestor

Segundo a nota, após a alienação de ações no dia 02 de julho, "a BlackRock passou a deter 261 376 834 ações do BES, correspondentes a uma participação de 4,65% no capital social".

Em fevereiro deste ano, lê-se na página do BES na Internet, a BlackRock tinha 5,4%.

A gestora de fundos BlackRock tem participações relevantes em várias empresas portuguesas. Na EDP detém 2%, de acordo com a última estrutura acionista da elétrica, que data de 04 de junho. Já esta segunda-feira soube-se que a BlackRock passou a deter 5,1% do BCP, após compras de ações, tornando-se assim o segundo maior acionista do banco, a seguir ao grupo angolano Sonangol (que tem quase 20%).

O BES está num processo de reestruturação, sendo a mudança mais significativa a saída da presidência executiva do líder histórico do banco, Ricardo Salgado.

No sábado, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou que vai propor o economista Vítor Bento (atual presidente da gestora do Multibanco, SIBS) para presidente executivo e João Moreira Rato (atual presidente do IGCP, entidade responsável pela emissão e gestão da dívida pública) para administrador financeiro.

O principal acionista do BES, com 25% do capital do banco, aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração do banco ('chairman').

O BES liderou hoje as descidas na bolsa de Lisboa, ao recuar 9,54% para 0,645 euros, seguido de perto pelo ESFG, que baixou 8,75% para 1,46 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório