Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Aeroporto? "Principal erro é discutir localização sem discutir que tipo"

O economista Augusto Mateus defendeu hoje que se deveria debater que tipo de aeroporto se quer ao invés somente de debater a sua localização e considerou que os principais responsáveis do país não estiveram à altura de alguns desafios.

Aeroporto? "Principal erro é discutir localização sem discutir que tipo"
Notícias ao Minuto

15:35 - 11/12/23 por Lusa

Economia Aeroporto

"O principal erro que estamos a cometer é discutir a localização do aeroporto sem discutir que tipo de aeroporto. Fazemos isso permanentemente", afirmou o antigo ministro da Economia do governo de António Guterres, na apresentação do estudo" O contributo do comércio e serviços para a competitividade e internacionalização da economia portuguesa", em Lisboa, que elaborou para a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

Alcochete e Vendas Novas são as duas opções identificadas como viáveis para um novo aeroporto pela Comissão Técnica Independente (CTI) constituída para estudar a sua localização.

Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções, o que veio a acontecer.

O relatório entrará em consulta pública durante 30 dias úteis, prazo findo o qual a CTI apresentará a versão final. O economista considerou ainda que "há um conjunto de desafios q os principais responsáveis do país não estiveram à altura nos últimos anos".

Para o antigo ministro, "tem havido um primado de decisões que são muito motivadas por haver dinheiro e ser preciso gastá-lo".

"Se gasta o dinheiro naquilo que não faz sentido esbanjou o dinheiro", disse, em alusão aos fundos europeus.

O economista sublinhou que "coesão e convergência é a aproximação da melhoria, não é a melhoria artificial".

Leia Também: Aeroporto? "Não pode haver concessionárias com maior poder que o Estado"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório