Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

BdP coloca em consulta modelo para prevenção de branqueamento de capitais

O Banco de Portugal (BdP) colocou hoje em consulta pública um novo modelo de reporte anual em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

BdP coloca em consulta modelo para prevenção de branqueamento de capitais
Notícias ao Minuto

19:48 - 07/12/23 por Lusa

Economia Banco de Portugal

De acordo com o comunicado divulgado pelo supervisor bancário, o projeto para a definição do novo modelo de reporte anual em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (RPB) estará em consulta pública até ao dia 23 de janeiro de 2024.

Este é o modelo que as entidades financeiras sujeitas à supervisão do Banco de Portugal devem enviar ao regulador anualmente.

O BdP considera que a estrutura atual do reporte é "complexa" e suscita "dificuldades no tratamento dos dados recolhidos", pelo que propõe "a respetiva restruturação, em termos que se consideram mais adequados à avaliação pelo Banco de Portugal do risco associado à entidade financeira reportante e à qualidade das políticas, procedimentos e controlos para prevenir o BC/FT".

Os contributos à consulta pública deverão ser enviados ao BdP utilizando o ficheiro disponibilizado para o efeito pela instituição, através do endereço de correio eletrónico [email protected].

Leia Também: Taxas máximas de crédito aos consumidores sobem no 1.º trimestre de 2024

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório