Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Das datas dos apoios às novidades para desempregados: Os temas da semana

Conheça os principais temas da Economia que marcaram a última semana.

Das datas dos apoios às novidades para desempregados: Os temas da semana
Notícias ao Minuto

08:16 - 09/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia Economia num minuto

Se é beneficiário de apoios da Segurança Social deve saber que todos os meses o organismo divulga um calendário com as datas de pagamento previstas. No site oficial há uma secção apenas dedicada aos pagamentos. 

O Governo confirmou no final da semana passada que as pensões vão aumentar entre 5% e 6% e que o Indexante de Apoios Sociais (IAS) sobe 28,83 euros no próximo ano, para 509,26 euros.

Há vários apoios sociais que vão subir em 2024 à boleia do aumento do Indexante de Apoios Sociais (IAS), à semelhança do que aconteceu este ano. São eles a prestação social para a inclusão (base), complementos por dependência e prestações por morte, limites dos escalões do abono de família e limites (mínimo e máximo) do subsídio de desemprego.

Há novas regras para os trabalhadores domésticos e estes até já podem ser inscritos na Segurança Social online, mas, afinal, têm ou não direito a receber o subsídio de Natal? De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a resposta é sim.

Já está em vigor uma medida do Governo que prevê que os desempregados de longa duração possam acumular parte do subsídio de desemprego com o salário, como parte de um incentivo para regressarem ao mercado de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório