Se é beneficiário de apoios da Segurança Social deve saber que todos os meses o organismo divulga um calendário com as datas de pagamento previstas. No site oficial há uma secção apenas dedicada aos pagamentos.
O Governo confirmou no final da semana passada que as pensões vão aumentar entre 5% e 6% e que o Indexante de Apoios Sociais (IAS) sobe 28,83 euros no próximo ano, para 509,26 euros.
Há vários apoios sociais que vão subir em 2024 à boleia do aumento do Indexante de Apoios Sociais (IAS), à semelhança do que aconteceu este ano. São eles a prestação social para a inclusão (base), complementos por dependência e prestações por morte, limites dos escalões do abono de família e limites (mínimo e máximo) do subsídio de desemprego.
Há novas regras para os trabalhadores domésticos e estes até já podem ser inscritos na Segurança Social online, mas, afinal, têm ou não direito a receber o subsídio de Natal? De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a resposta é sim.
Já está em vigor uma medida do Governo que prevê que os desempregados de longa duração possam acumular parte do subsídio de desemprego com o salário, como parte de um incentivo para regressarem ao mercado de trabalho.