Vendas a retalho recuam em outubro pelo 6.º mês na zona euro e UE

As vendas a retalho recuaram em outubro, pelo sexto mês consecutivo, tanto na zona euro (-1,2%) quanto na União Europeia (UE -0,9%), face ao mesmo mês de 2022, divulga hoje o Eurostat.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/12/2023 10:11 ‧ 06/12/2023 por Lusa

Economia

Eurostat

Já na comparação com setembro, o volume das vendas do comércio de retalho teve um ligeiro aumento de 0,1% nos países da área do euro e de 0,3% na média dos 27 Estados-membros, com Portugal a apresentar o terceiro maior (0,4%).

Segundo os dados do serviço de estatísticas da UE, na variação homóloga, os recuos mais importantes foram observados na Eslovénia (-15,6%), na Hungria (-6,5%) e na Estónia (-5,5%) e os maiores avanços em Espanha (5,9%), na Dinamarca (4,2%), na Bulgária e no Luxemburgo (3,1% cada).

Face a setembro, as vendas a retalho tiveram as maiores subidas na Croácia (3,1%), nos Países Baixos (2,4%) e na Eslováquia (1,9%) e as principais quebras em França (-1,0%), na Bélgica e Áustria (-0,8% cada) e em Portugal e Espanha (-0,4% cada).

Na comparação homóloga, o indicador avançou, em Portugal, 0,5%.

Leia Também: Vendas a retalho abrandam para 0,5% em outubro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas