Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Ações da Meituan caem 10% após grupo chinês alertar para procura débil

As ações do grupo chinês Meituan, especializado em entregas ao domicilio, caíram hoje quase 10% na Bolsa de Valores de Hong Kong, após os executivos terem advertido para um declínio na procura.

Ações da Meituan caem 10% após grupo chinês alertar para procura débil
Notícias ao Minuto

07:56 - 29/11/23 por Lusa

Economia Meituan

As ações do Meituan registavam uma queda de 9,71%, a meio da sessão na praça asiática, após o grupo ter divulgado um crescimento homólogo de 195% nos lucros do terceiro trimestre, para 3,59 mil milhões de yuan (462 milhões de euros).

No entanto, na conferência por telefone que se seguiu à apresentação dos resultados, o fundador e presidente executivo da empresa, Wang Xing, avisou que o ritmo de crescimento das receitas no quarto trimestre poderia ser "um pouco mais lento" do que no trimestre anterior, e disse que a empresa "vai reforçar os seus esforços de 'marketing' para estimular a procura no atual ambiente de consumo".

"Acreditamos que a procura dos consumidores vai recuperar gradualmente no próximo ano", afirmou.

Wang revelou ainda que o conselho de administração da empresa aprovou um plano de recompra de ações avaliado em até mil milhões de dólares (909 milhões de euros), o que foi confirmado hoje num comunicado enviado à bolsa de Hong Kong, no qual a Meituan disse que esta operação "demonstrará confiança nas suas perspetivas de negócio".

Um dos fatores que têm dificultado a recuperação da economia chinesa após o fim da política de 'zero casos' de covid-19 é precisamente a lenta retoma do consumo: as vendas a retalho - um indicador-chave neste domínio -- abrandaram, de um aumento de 18,4%, em abril, para 2,5%, em julho.

Os últimos dados oficiais de outubro excederam as expectativas dos analistas, com um aumento de 7,6%, contra 5,5%, em setembro.

Leia Também: China cria verificação online de bilhetes de comboio para turistas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório