Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

Gigas estima investir cerca de 10 milhões de euros na Portugal em 2024

O presidente executivo (CEO) e cofundador da Gigas Diego Cabezudo afirmou hoje que o grupo espera investir "cerca de 10 milhões de euros" em Portugal no próximo ano.

Gigas estima investir cerca de 10 milhões de euros na Portugal em 2024
Notícias ao Minuto

16:20 - 21/11/23 por Lusa

Economia Investimento

"Já investimos mais de 20 milhões de euros [na Oni]", sendo que agora "estão investidos três milhões" na expansão do 'data center' [centro de dados] da Matinha, em Lisboa, referiu o responsável à margem da conferência com jornalistas.

"Faremos outros dois milhões" de euros de investimento no 'data center' de Lisboa e em rede mais "sete a oito milhões" de euros no próximo ano, num total de "cerca de 10 milhões", acrescentou.

Atualmente, a Oni conta com "um pouco mais de 200" colaboradores".

A espanhola Gigas anunciou hoje um investimento de três milhões de euros na expansão do 'data center', que permite uma maior capaciade tecnológica e reforço das equipas.

Esta expansão tem como objetivo responder à procura crescente de serviços 'cloud' [armazenados na nuvem] e de 'data center' em Portugal.

Portugal "é o nosso maior país", referiu, salientando que em 2022 "foi mais de 50% e este ano vai ser 49% de todo o grupo, maior que Espanha".

A Gigas também está presente na América Latina - Colômbia e México, que são os maiores mercados, e depois Peru e Chile, região que representa "8% a 10%".

O grupo tem um 'data center' em Santiago do Chile, Bogotá e em Miami (EUA). A Gigas está presente também na Irlanda.

Questionado como vê as vendas em curso no setor em Espanha, o gestor classificou de "boas notícias".

"Está a haver muito movimento, o mercado está muito centrado na parte residencial, e na parte das empresas os grandes operadores" não estão tão focados nessa área, o que é uma "grande oportunidade" porque é "onde estão as maiores margens", considerou.

Em Espanha, "os operadores estão a concorrer 'low cost' [baixo preço] residencial e em Portugal vão começar a concorrer no 'low cost' residencial com a entrada da Digi", operador que ganhou a licença 5G e é "muito agressivo comercialmente", disse Diego Cabezudo.

A Oni tem dois 'data centers' em Portugal, um em Lisboa e outro no Porto.

Questionado sobre se a Gigas teria interesse no 'data center' da Altice na Covilhã, o gestor descartou essa hipótese.

A Gigas está presente em Portugal desde 2019, com a aquisição do fornecedor de serviços 'cloud' AHP, o grupo já investiu cerca de 70 milhões de euros na Oni, cuja aquisição de 40 milhões de euros foi anunciada em 2020.

Leia Também: Bolsa de Nova Iorque segue em baixa à espera das atas da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório