Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Carro sem registo de emissões de CO2: Como saber quanto vai pagar de IUC?

Saiba como serão feitos os cálculos - e conheça os valores.

Carro sem registo de emissões de CO2: Como saber quanto vai pagar de IUC?
Notícias ao Minuto

07:22 - 25/10/23 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

A partir do próximo ano, o Imposto Único de Circulação (IUC) a pagar vai depender não só da cilindrada do seu carro, mas também das emissões de CO2 do veículo, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). E se o automóvel não tiver registo de emissões?

"Como nem todos os carros com matrículas anteriores a julho de 2007 têm registo das emissões de CO2 no documento único automóvel, o Governo criou uma tabela específica, dividida por escalões, que determina o imposto a pagar, com base na tabela do IUC dos automóveis com matrícula entre 1981 e 30 de junho de 2007", explica a DECO Proteste. 

Quais são os valores? 

"Se tem uma viatura com um motor de 3.500 centímetros cúbicos de cilindrada, a gasolina, mas não tem registo das emissões de CO2, o seu veículo enquadra-se no terceiro escalão, o que significa que vai pagar, no máximo, 339,39 euros de IUC", explica a DECO Proteste. Contudo, devido à norma transitória que impede um aumento superior a 25 euros por ano, em 2024, irá pagar mais 25 euros face ao que estava a pagar atualmente. 

Notícias ao Minuto Escalão em função das emissões© Reprodução do site da DECO Proteste

A DECO Proteste adianta ainda que, para os automóveis com matrículas entre 1981 e julho de 2007, o imposto a pagar passa a ser calculado de acordo com a tabela abaixo, somando a taxa da cilindrada com a taxa das emissões de CO2:

Notícias ao Minuto IUC dos automóveis com matrícula entre 1981 e 30 de junho de 2007© Reprodução do site da DECO Proteste

Leia Também: "Compromisso claro". Governo assegura 'travão' de 25€ no IUC além de 2024

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório