Compensações dos operadores de rede elétrica sobem 17,5% em 2022

Os clientes de eletricidade de baixa tensão foram compensados em 628.324 euros em 2022 por incumprimentos de continuidade de serviços, uma subida de 17,5% face ao ano anterior, indicou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Descida do IVA na eletricidade seria "uma excelente notícia"

© iStock

Lusa
12/10/2023 20:01 ‧ 12/10/2023 por Lusa

Economia

Eletricidade

Segundo o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica (QST) relativo a 2022, o número de incumprimentos dos padrões individuais de continuidade de serviço foi de 64.020, sendo a maior parte (mais de 63.500) destes incumprimentos verificados em clientes de baixa tensão normal (BTN).

De acordo com a ERSE, no ano passado, estes incumprimentos deram lugar ao pagamento, por parte dos operadores da rede, de cerca de 765.313 euros em compensações aos clientes, dos quais, 628.324 a clientes de baixa tensão do continente (segmento que inclui os clientes domésticos e pequenos negócios).

O valor total de 2022 corresponde a uma subida de 28% face a 2021.

"Quando o operador da rede de distribuição não cumpre os padrões individuais de continuidade de serviço (número e duração de interrupções longas), os clientes afetados são automaticamente compensados, sem que seja necessária qualquer solicitação", refere a ERSE na informação hoje divulgada.

Refira-se que a vertente técnica da qualidade de serviço abarca questões como a continuidade de serviço, ou seja, a disponibilidade do serviço de fornecimento, bem como a qualidade da energia elétrica, explica a entidade reguladora.

O relatório dá ainda conta que na Rede Nacional de Transporte, operada pela REN-Rede Elétrica Nacional, foram registadas, em 2022, "duas interrupções acidentais longas nos pontos de entrega de Alcochete e Carvoeira" com a duração de, respetivamente, 6,9 e 9,2 minutos.

Apesar destas duas ocorrências de fornecimento de longa duração, que foram acidentais, a ERSE considera que "os padrões individuais de continuidade de serviço foram cumpridos na totalidade dos pontos de entrega".

Leia Também: Previstos 360 milhões para atualizar tarifas da luz abaixo da inflação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas