Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

"Chumbo aos cortes salariais obrigará a aumentos de IVA e IRS"

Analisando a atual situação económica do país e o cumprimento do objetivo de atingir 4% de défice orçamental, Luís Marques Mendes, na SIC, disse que mesmo com os chumbos do Tribunal Constitucional (TC) o país conseguirá cumprir esta meta. O comentador defende porém que se o TC continuar a chumbar as medidas do Governo, nomeadamente os cortes salariais para 2015, poderá haver aumentos de IVA e IRS.

"Chumbo aos cortes salariais obrigará a aumentos de IVA e IRS"

“Se não tivesse havido este último chumbo do Tribunal Constitucional (TC), com este ritmo de execução orçamental podíamos ficar com um défice abaixo dos 4%. Porém, mesmo com o buraco aberto com a decisão do TC as contas apontam que será possível cumprir o objetivo sem recorrer a aumento de impostos”, começou por dizer, relembrando que atualmente os níveis de confiança dos consumidores e dos investidores subiram, os investimentos cresceram e que as contas externas continuam positivas.

Para Marques Mendes, se não houver mais chumbos do Constitucional será possível conseguir bons resultados e sem aumentos, “o que é muito importante”.

“Achava desejável não haver mais chumbos, mas com a má relação que existe entre o Governo e o TC e a visão conservadora deste último não me admira que haja mais chumbos, sobretudo com medidas para 2015”, referiu.

O ex-ministro dos assuntos parlamentares referia-se a medidas como os cortes salariais que a virem a concretizar-se obrigarão ao aumento dos valores de IVA e IRS.

“Imagine que o TC diz que não é possível haver mais cortes salariais a partir de 2015? É um buraco monumental para o qual não chegará o IVA e vai ser preciso mexer no IRS”, disse, salientando que há já quem diga que se o Governo precisar de mexer no IRS, mais vale demitir-se.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório