Petição para incluir ligação a Troia no Navegante tem 8 mil assinaturas

Uma petição pública pela inclusão da travessia fluvial Setúbal/Troia no passe Navegante da Área Metropolitana de Lisboa já reuniu oito mil assinaturas, o que permite a sua apreciação pela Assembleia da República, foi hoje anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
04/10/2023 13:45 ‧ 04/10/2023 por Lusa

Economia

Navegante

Lançada pelo BE em 21 de julho, durante a Feira de Santiago em Setúbal, a petição pública apresenta três argumentos fundamentais para justificar a inclusão da travessia fluvial do Sado no passe Navegante.

Em primeiro lugar, a petição destaca a "relação histórica da população de Setúbal e de grande parte da Península de Setúbal que frequentou ao longo dos tempos as praias de Troia, a que acedia facilmente".

"Os preços incomportáveis fixados pela empresa concessionária dos transportes fluviais para a generalidade das pessoas residentes em Setúbal, que assim deixaram de poder usufruir da praia de Troia", é outro argumento referido no documento.

Na petição é ainda salientada "a flagrante desigualdade no direito de acesso ao transporte público por parte das populações de Setúbal face ao que acontece na restante Área Metropolitana de Lisboa, de que Setúbal faz parte". 

Em nota de imprensa divulgada hoje, o BE adianta que já solicitou a entrega presencial da petição junto do gabinete do presidente da Assembleia da República, para que seja apreciada pelos deputados.

Para o BE, o que se pede aos deputados da Assembleia da República é que providenciem "para que o direito de as populações de Setúbal acederem às praias da região não seja indevidamente coartado e para que, em conformidade, se garanta a extensão da validade do passe Navegante à travessia fluvial Setúbal/Troia".

Em 12 de setembro, os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola, três autarquias do distrito de Setúbal, defenderam, em conferência de imprensa, que os transportes fluviais entre Setúbal e Troia deveriam ser assegurados por uma empresa pública e associados ao passe Navegante.

A Atlantic Ferries, concessionária do transporte fluvial de passageiros e viaturas entre Setúbal e Troia, cobra atualmente 8,80 euros por passageiro em cada viagem de ida e volta nos 'catamarans'.

Nos 'ferryboats', também da Atlantic Ferries, cada viatura, com condutor incluído, paga 19,60 euros por viagem, e mais 4,30 euros por cada um dos demais passageiros.  

Leia Também: BE quer travar projetos PIN no turismo para preservar costa alentejana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas