Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Fórum para a Competitividade estima quebra da economia no 3.º trimestre

O Fórum para a Competitividade estimou hoje que a economia tenha registado uma desaceleração homóloga de entre 1,8% e 2,1% do PIB, no terceiro trimestre, devido ao enfraquecimento do consumo e das exportações.

Fórum para a Competitividade estima quebra da economia no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

10:55 - 04/10/23 por Lusa

Economia Fórum para a Competitividade

"Com o enfraquecimento do consumo e das exportações, o Fórum para a Competitividade estima que a economia terá tido uma variação em cadeia entre -0,2% e 0,1%, de que terá resultado uma desaceleração homóloga de 2,5% para entre 1,8% e 2,1% [do Produto Interno Bruto -- PIB]", apontou a entidade, na nota de conjuntura do mês de setembro.

Já para 2024, o Fórum para a Competitividade espera uma desaceleração da economia portuguesa, ao contrário da zona euro, "até porque o crescimento de 2023 é parcialmente ainda de recuperação atrasada dos efeitos das perturbações recentes".

Em setembro, a inflação em Portugal caiu ligeiramente, de 3,7% para 3,6%, com a inflação subjacente a prosseguir a sua trajetória descendente, passando de 4,5% para 4,1%, lembrou a entidade.

Já a taxa de desemprego diminuiu ligeiramente, em agosto, de 6,3% para 6,2%, mantendo-se o crescimento homólogo de 1,3% do emprego.

Até agosto, acrescentou, "o investimento público ainda só foi executado em 39,4% quando já passou mais de dois terços do ano e o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está ainda pior (20,1%)".

Relativamente ao IRS, o Governo pretende fazer uma redução de 525 milhões de euros em 2024, "mas, até agosto, o excedente de receitas deste imposto face ao orçamentado já é de 767 milhões de euros, pelo que nem sequer está a propor corrigir o desvio de 2023", considerou.

Leia Também: Fim da taxa especial para residentes não habituais é notícia lá fora

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório