Japão não comenta intervenção após iene superar 150 unidades por dólar

O Governo japonês recusou hoje comentar uma possível intervenção depois do iene ultrapassar brevemente as 150 unidades por dólar pela primeira vez desde outubro de 2022.

Japão recusa comentar intervenção após iene ultrapassar 150 unidades por dólar

© Lusa

Lusa
04/10/2023 06:19 ‧ 04/10/2023 por Lusa

Economia

Japão

"Abstemo-nos de fazer qualquer comentário", disse aos meios de comunicação social o vice-ministro das Finanças japonês, Masato Kanda, depois de o iene ter ultrapassado brevemente a barreira psicológica de 150 unidades por dólar no mercado de câmbio, durante a noite de terça-feira.

Kanda referiu, no entanto, que o Governo japonês "continua firmemente empenhado em responder adequadamente às flutuações excessivas da taxa de câmbio, sem excluir quaisquer meios disponíveis".

Esta nova depreciação do iene, cuja descida progressiva desde o ano passado tem gerado preocupação no país, surgiu após a publicação de dados sobre a oferta de emprego nos Estados Unidos, mais positivos do que o esperado e que levaram a um aumento da venda da moeda japonesa.

Esta queda tem estado associada à crescente divergência entre a subida das taxas de juro nos EUA e as políticas monetárias do Banco do Japão (BoJ), que privilegia a manutenção de medidas de estímulo, incluindo taxas ultrabaixas.

Em setembro de 2022, o Governo japonês realizou a primeira intervenção cambial desde 2011 com o objetivo de apoiar o valor da moeda nacional e a primeira a envolver a compra de ienes desde 1998.

Um iene fraco beneficia o volume de negócios no estrangeiro das empresas japonesas, que veem as suas remessas inflacionadas ao repatriá-las, e melhora a competitividade dos seus produtos, mas também tem um impacto negativo nas contas nacionais ao tornar as importações mais caras num país que é altamente dependente de bens vindos do estrangeiro.

Durante a primeira hora de negociações em Tóquio, o iene foi negociado entre 148,95 e 149,23 unidades por dólar.

Leia Também: Tóquio não comenta viagem de deputado nipónico pró-russo a Moscovo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas