Membro do BCE não afasta novos aumentos das taxas de juro

O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) Tuomas Valimaki considera que a ação da instituição na luta contra a inflação é suficiente de momento, mas que não se podem excluir novos aumentos das taxas de juro.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
03/10/2023 14:24 ‧ 03/10/2023 por Lusa

Economia

BCE

 

"dummyPub">

"Com base na nossa avaliação atual, nós, no Conselho do BCE, consideramos que as taxas diretoras atingiram níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial para o regresso atempado da inflação ao nosso objetivo (2%)", disse, Tuomas Valimaki, em Helsínquia, citado pela agência financeira Bloomberg.

No entanto, "tendo em conta os riscos relativos à trajetória da inflação, não significa necessariamente que não haverá mais aumentos das taxas de juro", advertiu Valimaki, que substituiu Olli Rehn, o governador do Banco da Finlândia, que atualmente é candidato à presidência deste país escandinavo.

"Uma vez que a inflação se manterá acima do objetivo durante algum tempo, qualquer atraso adicional no cumprimento do [nosso] objetivo não pode ser considerado aceitável", salientou Tuomas Valimaki, citado também pela Bloomberg.

Em setembro, a inflação na zona euro recuou para 4,3%, face aos 5,2% do mês anterior, uma queda superior à esperada pelos analistas.

Leia Também: PE quer reforçar verbas para crise migratória, Ucrânia e competividade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas