Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

Após paragem, Autoeuropa retoma hoje a produção (mas com menos turnos)

Produção na fábrica de Palmela estava parada desde 11 de setembro.

Após paragem, Autoeuropa retoma hoje a produção (mas com menos turnos)
Notícias ao Minuto

06:06 - 02/10/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Autoeuropa

A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, retoma a produção de automóveis, depois de uma paragem iniciada em 11 de setembro devido à falta de peças provenientes de uma fábrica da Eslovénia afetada pelas cheias naquele país.

A empresa do grupo Volkswagen anunciou no passado dia 20 setembro que iria retomar a produção a 2 de outubro, embora com menos turnos do que é habitual, mas antecipando em mais de um mês o reinício da atividade, inicialmente previsto para 12 de novembro.

A antecipação foi possível depois de ter garantido o fornecimento de uma peça fundamental para o T-Roc, único veículo produzido na fábrica de Palmela, no distrito de Setúbal, junto de uma empresa espanhola e outra chinesa.

A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e representa 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A paragem de produção da fábrica de Palmela afetou dezenas de fornecedores portugueses, incluindo várias empresas instaladas no Parque Industrial da Autoeuropa, que, entretanto, já anunciaram o despedimento de 325 trabalhadores com vínculo precário.

A Autoeuropa também tinha anunciado o despedimento de 100 trabalhadores temporários, mas assegurou que seriam imediatamente chamados logo que fosse retomada a produção.

Leia Também: "Só competências digitais" abrem "conjunto de leques de empregabilidade"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório