Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Galp: Abrir gás regulado a todos é tema a "resolver com o Estado"

O presidente executivo da Galp afirmou hoje que a abertura do mercado regulado de gás natural a todos os consumidores foi uma medida discriminatória e é um tema que a empresa vai "ter de resolver com o Estado português".

Galp: Abrir gás regulado a todos é tema a "resolver com o Estado"
Notícias ao Minuto

13:19 - 26/09/23 por Lusa

Economia Galp

"É um tema que vamos ter de resolver com o Estado português", afirmou Filipe Silva, numa conferência da CNN sobre a transição energética, em Lisboa, após ter sido questionado sobre a medida do Governo que permitiu a mudança dos clientes de gás natural no mercado liberalizado para o mercado regulado, com tarifas fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O líder da petrolífera classificou a medida como "um grande desconto oferecido a todos os consumidores", que distorce as regras da concorrência.

No ano passado, o Governo permitiu a mudança para o mercado regulado de gás natural a famílias e pequenos negócios, tal como já acontecia na eletricidade, para fazer face aos aumentos dos preços das tarifas no mercado liberalizado, agravados pela guerra na Ucrânia.

Na sequência do anúncio, o então presidente executivo da Galp, Andy Brown, criticou a medida, defendendo que "não é uma medida eficiente para beneficiar quem precisa", uma vez que vai beneficiar pequenos negócios, "incluindo os que não precisam", que podem, assim, aceder a tarifas mais baixas, e disse ainda que a medida "inverte anos de progresso no sentido da liberalização e do mercado livre".

De acordo com o decreto-lei publicado em setembro do ano passado, a Adene -- Agência para a Energia tinha de entregar à tutela, no prazo de 12 meses, um relatório sobre a aplicação da nova legislação e das condições do mercado do gás natural, no âmbito da sua "reavaliação".

Leia Também: "Estado tem de se retirar da esfera privada"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório