Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 15º

Taxas do BCE já atingiram pico? "Não se pode dizer: dependerá dos dados"

O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, afirmou hoje que não sabe se as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) já atingiram o nível máximo no atual ciclo de alta.

Taxas do BCE já atingiram pico? "Não se pode dizer: dependerá dos dados"
Notícias ao Minuto

11:02 - 21/09/23 por Lusa

Economia BCE

Nagel afirmou, num evento organizado pelos bancos cooperativos Sparda-Banken, que a taxa de inflação na zona euro continua a ser "demasiado elevada" e que as previsões apontam para que irá baixar lentamente para o objetivo de 2%.

É por isso que as taxas de juro diretoras do BCE "devem permanecer num nível suficientemente elevado durante um período suficientemente longo", segundo o presidente do banco central alemão.

"O que é que isto significa? Não se pode dizer: dependerá dos dados. O que é claro é o objetivo: fazer descer a taxa de inflação para 2% o mais rapidamente possível", acrescentou Nagel.

Em agosto, a inflação global na zona euro foi de 5,2% em termos homólogos e a inflação subjacente, excluindo energia e produtos alimentares, foi de 5,3%.

Na semana passada, o BCE subiu as três taxas de juro pela décima vez consecutiva desde julho de 2022, em um quarto de ponto, para 4,50%.

Além disso, a facilidade de depósito, que é a taxa de juro à qual remunera as reservas 'overnight' excedentárias dos bancos, aumentou no mesmo montante, para 4%.

A taxa de depósito é atualmente a taxa de juro mais importante da política monetária do BCE, porque existe um excesso de liquidez muito elevado no sistema.

Para fazer baixar a inflação, o BCE está também a reduzir o seu balanço e, desde julho, já não investe nas obrigações vencidas do programa de compra de dívida.

Desta forma, o balanço do BCE será reduzido numa média de 25.000 milhões de euros por mês até ao verão de 2025, segundo Nagel.

Leia Também: Abuso sexual no Reino Unido. 56% das vítimas não fariam queixa novamente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório