Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Dívida do Reino Unido fixa-se em 2,99 biliões de euros em agosto

A dívida líquida do Reino Unido fixou-se em 2,59 biliões de libras (2,99 biliões de euros) no final de agosto, o equivalente a 98,8% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados oficiais hoje divulgados.

Dívida do Reino Unido fixa-se em 2,99 biliões de euros em agosto
Notícias ao Minuto

09:07 - 21/09/23 por Lusa

Economia Reino Unido

O Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) salientou que a dívida líquida, excluindo os bancos do setor público, era 2,3 pontos percentuais mais elevada do que há um ano.

O ONS informou ainda que o endividamento líquido do setor público, excluindo os bancos que ainda estão parcialmente nas mãos do Estado desde a crise de crédito de 2008, situou-se em 11,6 mil milhões de libras (13,4 mil milhões de euros) em agosto, mais 3,5 mil milhões de libras (4,05 mil milhões de euros) do que há um ano.

A maioria dos analistas esperava um endividamento de 11,1 mil milhões de libras (12,8 mil milhões de euros).

O endividamento líquido do Governo foi superior ao previsto pelos analistas no mês passado e o quarto mais elevado para o mês de agosto desde que os dados começaram a ser compilados, de acordo com os dados divulgados.

"Estes números mostram que, depois de ajudarmos as famílias durante a pandemia, temos agora de equilibrar as contas", afirmou o ministro das Finanças.

Jeremy Hunt acrescentou que "torna-se mais fácil quando a inflação está sob controlo, uma vez que uma inflação elevada faz subir as taxas de juro". Por isso, defendeu, é preciso "manter o plano para a fazer descer".

O Banco de Inglaterra deverá decidir hoje se aumenta as taxas de juro em um quarto de ponto, para 5,5%, a fim de controlar a inflação, que se situa em 6,7%.

Leia Também: Inflação homóloga do Reino Unido cai para 6,7% em agosto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório