Reunido na terça-feira à noite em Velas, ilha de São Jorge, o Conselho do Governo Regional aprovou a Conta da região Autónoma dos Açores de 2013, "que apresentou uma execução de 94% do valor previsto no orçamento, significando um aumento de 100 milhões de euros face a 2012", segundo o comunicado com as conclusões da reunião, hoje apresentado.
Em conferência de imprensa para apresentar o comunicado, o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, considerou que estes números são "mais um exemplo" da "execução orçamental exemplar" que os Açores têm feito e que, neste caso, permitiu "a injeção" de mais 100 milhões de euros na economia açoriana.
Em 2013, aumentou em 15% o investimento público direto executado pelo Plano de Investimentos do executivo regional, destacou ainda.
"A concretização destes resultados apenas foi possível porque, em 2013, se registou um aumento de 29% nas receitas próprias da região, mais 126 milhões de euros do que em 2012, o que evidencia o reforço da autonomia financeira da região", sublinha o comunicado hoje divulgado.
Assim, em 2013, as receitas próprias representaram 56% do total da receita efetiva dos Açores (mais 12% do que em 2012).
As receitas do IRC, do IVA e do IRS foram as que mais aumentaram em 2012, e por esta ordem decrescente, segundo o executivo.
Segundo dados já revelados anteriormente, a região autónoma dos Açores terminou 2013 com um défice de 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto).
Na reunião de terça-feira, o Conselho do Governo dos Açores aprovou ainda a realização de um concurso público internacional, com o preço base de 2,35 milhões de euros, para o equipamento do novo edifício do Laboratório Regional de Veterinária, que, sublinha o executivo, "constitui um instrumento de conhecimento e investigação em matéria de sanidade animal, segurança alimentar e saúde pública".