Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

EUA. Repsol entra no setor eólico 'onshore' com aquisição da ConnectGen

A Repsol acordou hoje a aquisição da empresa de energias renováveis ConnectGen ao Quantum Capital Group, por 768 milhões de dólares (cerca de 715 milhões de euros), entrando assim no setor eólico 'onshore' dos EUA.

EUA. Repsol entra no setor eólico 'onshore' com aquisição da ConnectGen
Notícias ao Minuto

13:54 - 08/09/23 por Lusa

Economia repsol

"Com este acordo -- cuja concretização está ainda sujeita às aprovações regulamentares, prevendo-se que esteja concluída até ao final do ano - a Repsol acrescenta uma plataforma de energia eólica 'onshore' nos Estados Unidos, complementar aos ativos solares e de armazenamento da Hecate", destaca a empresa em comunicado.

Adquirida à 547 Energy, a plataforma de desenvolvimento de energias renováveis do Quantum Capital Group, um fundo norte-americano especializado nos setores da energia e da transição energética, a ConnectGen conta com uma carteira de projetos de 20.000 MW e capacidades de desenvolvimento.

De acordo com o comunicado, o negócio "reforça a posição da Repsol no setor das energias renováveis, amplia a sua presença internacional e apoia o objetivo estratégico de alcançar 20.000 MW [Megawatt] de capacidade instalada até 2030", constituindo "mais um passo" no sentido de acelerar a transformação multienergética da Repsol e de a tornar "uma empresa zero emissões líquidas até 2050".

Com sede em Houston (Texas), a ConnectGen é um promotor de energias renováveis com uma abordagem multitecnológica e com capacidades de desenvolvimento interno, particularmente em projetos eólicos 'onshore' nos Estados Unidos.

A carteira de desenvolvimento da ConnectGen inclui 20.000 MW de energia eólica 'onshore', solar e de armazenamento de energia em várias fases de desenvolvimento, nas regiões mais atrativas dos Estados Unidos.

"Esta carteira de projetos representa a entrada da Repsol no negócio eólico 'onshore' nos Estados Unidos, um dos maiores mercados e com maior potencial de crescimento do mundo", destaca a empresa.

Segundo detalha, a aquisição da ConnectGen "irá reforçar as fortes capacidades da Repsol nos EUA e a sua experiência internacional, acrescentando uma importante plataforma de crescimento eólico 'onshore' que complementa as capacidades de desenvolvimento solar e de armazenamento adquiridas na sequência da compra de 40% da Hecate Energy, em 2021".

Os trabalhadores da ConnectGen, incluindo a direção, juntar-se-ão à Repsol Renováveis.

O mercado das energias renováveis nos Estados Unidos é apontado como um dos maiores e com maior potencial de crescimento, tendo atualmente a Repsol 245 MW em funcionamento no país e 2.000 MW a nível mundial.

Leia Também: Brasil produziu 4,3 milhões de barris por dia de petróleo e gás em junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório