Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

O que distingue seguro de saúde, plano de saúde e cartão de saúde?

Afinal, qual é a diferença entre seguro, plano e cartão de saúde? Estes três produtos que podem proteger a nossa saúde distinguem-se em alguns fatores. Vejamos quais.

O que distingue seguro de saúde, plano de saúde e cartão de saúde?
Notícias ao Minuto

11:00 - 25/08/23 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança no Minuto

Já conhece as diferenças entre os produtos e procura apenas contratar um seguro de saúde? Vá direto ao assunto: recorra aos serviços dos mediadores Poupança no Minuto. Caso queira primeiro perceber qual o produto mais adequado a si, continue a leitura do artigo abaixo. 

O que é um seguro de saúde? 
O seguro de saúde é uma apólice que cobre custos com a prestação de serviços de saúde, de acordo com as coberturas por que optar. 

Contratando um seguro de saúde, tem acesso à cobertura de determinadas despesas médicas, não tendo de as suportar ou suportando parcialmente, através do pagamento de um prémio (por norma, mensal). 

No seguro de saúde, pode incluir algumas opções de coberturas, mas outras não (exclusões), como acidentes de trabalho, doenças profissionais ou doenças pré-existentes. 

Como funciona um seguro de saúde? 
Um seguro de saúde tem dois sistemas de funcionamento, no que toca ao reembolso das despesas com cuidados de saúde.  

Pode ser através de sistema de reembolso, em que o tomador do seguro paga diretamente as despesas e o valor comparticipado é-lhe depois devolvido, ou sistema de pagamento direto pela seguradora ao prestador de serviços incluído na rede convencionada. Também pode haver seguros com uma conjugação dos dois sistemas. 

Relativamente ao valor que é reembolsado no sistema de reembolso, deve saber que na apólice estará discriminado: 

  • As percentagens máximas de comparticipação;
  • O valor disponível em cada cobertura;
  • Se existir, o valor da franquia inicial para cada cobertura;
  • O prazo máximo para pedir o reembolso das despesas, a partir da data em que foram realizadas;
  • O prazo máximo para a seguradora reembolsar o tomador do seguro. 


Mas no sistema de pagamento direto, basta saber que, ao pagar as despesas após os cuidados de saúde, só paga a parte que não é coberta pelo seguro, caso o prestador de serviços esteja incluído na rede convencionada. Isto porque, a parte que fica a cargo da seguradora é paga no momento, diretamente, ao prestador de serviço. 

Qual a diferença para o plano de saúde? 
Também o plano de saúde se rege por uma rede convencionada, em que as entidades prestadoras incluídas dão acesso a cuidados de saúde por um valor mais baixo do que os utentes não aderentes. No entanto, a rede de prestadores é mais limitada do que num seguro ou cartão de saúde, e o pagamento é sempre feito por sistema de reembolso, sendo que o cliente paga primeiro. 

O plano de saúde é também uma opção mais direcionada para as necessidades pessoais de um cliente, com coberturas mais específicas. 
Ao contrário de um seguro de saúde, o plano de saúde não tem período de carência, limites de idade para contratar e manter, franquias ou plafonds máximos.  

Além disso, o valor que paga não aumenta à medida que a sua idade aumenta, tal como o prémio do seguro de saúde.  

E, neste caso, também não existem exclusões com doenças pré-existentes, sendo que não são realizados exames nem questões médicas previamente à contratação. 
 
O que distingue seguro e plano, de cartão de saúde? 

O cartão de saúde é uma opção mais simplificada, com menos coberturas de serviços de saúde. Dá acesso a descontos em alguns atos médicos, como consultas de especialidade, enfermagem e exames, mas, no geral, não tem a cobertura de internamento hospitalar. 

Tal como o plano de saúde, o cartão de saúde distingue-se do seguro de saúde na medida em que a rede convencionada de prestadores é menor, não tem período de carência, limite de idade, não exclui doenças pré-existentes e o custo é mais baixo.  

Neste caso, o desconto é efetuado no momento do pagamento após o ato clínico, e não por reembolso. 

Apesar de a entidade emissora dos cartões de saúde não ser uma seguradora, são as mesmas que emitem e comercializam este produto. 

Para esclarecer qualquer dúvida relativa a produtos de saúde, os mediadores de seguros Poupança ao Minuto podem esclarecê-lo. E para contratar um seguro de saúde, é também a eles que deve recorrer: disponibilizam um serviço grátis e eficaz, para que subscreva o seu seguro sem complicações. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório