Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

TotalEnergies entra com 40% em projeto de armazenamento de CO2 na Noruega

A TotalEnergies anunciou hoje a entrada com uma participação de 40% numa licença de exploração controlada pela alemã Wintershall em águas norueguesas, ao largo de Bergen, no âmbito do projeto Luna, de armazenamento de dióxido de carbono (CO2).

TotalEnergies entra com 40% em projeto de armazenamento de CO2 na Noruega
Notícias ao Minuto

11:33 - 22/08/23 por Lusa

Economia TotalEnergies

A gigante petrolífera francesa especificou, em comunicado, citado pela EFE, que a licença ExL004 está localizada a 120 quilómetros da cidade de Bergen e cobre uma área de 453 quilómetros quadrados, sem adiantar qualquer informação financeira sobre a transação.

Esta exploração situa-se perto do projeto Northern Lights, também para armazenamento de CO2, no qual a TotalEnergies tem 33%, que está em desenvolvimento e com o arranque da primeira fase previsto para 2024.

A subsidiária norueguesa Wintershall DEA Norge é a operadora do ExL004, com uma participação de 60%, e a aquisição dos restantes 40% pelo grupo francês está condicionada à aprovação das autoridades.

O diretor da divisão que trata deste negócio, Arnaud Le Foll, antecipou que esta licença poderá permitir o armazenamento de "várias centenas de milhões de toneladas de CO2 provenientes dos setores industriais mais difíceis de descarbonizar na Europa".

Le Foll lembrou ainda que juntamente com a Northern Lights e outros projetos nos Países Baixos, Dinamarca e Reino Unido, a sua empresa está a construir "um portfólio de classe mundial para armazenamento de CO2 no Mar do Norte" e a Noruega terá "um papel de liderança em primeiro plano, graças à qualidade do seu armazenamento geológico e ao apoio das suas políticas públicas".

Leia Também: Moçambique quer regresso da TotalEnergies "o mais depressa possível"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório