Hoje é Dia Internacional do Biodiesel: Conheça melhor este combustível

Marcam-se esta quinta-feira 130 anos desde que Rudolf Diesel utilizou, com sucesso, óleo de amendoim para operar um motor.

Investigadora de Coimbra premiada por tese sobre pegada ambiental do biodiesel

© Reuters

José Miguel Pires
10/08/2023 09:23 ‧ 10/08/2023 por José Miguel Pires

Economia

Dia Internacional do Biodiesel

Comemora-se, esta quinta-feira, 10 de agosto, o Dia Internacional do Biodiesel, criado para dar importância à investigação e ao uso de combustíveis não-fósseis, como alternativa ao setor petrolífero.

Foi há exatamente 130 anos, a 10 de agosto de 1893, em Augsburg, na Alemanha, que Rudolf Diesel conseguiu, com sucesso, operar um motor a diesel com um combustível baseado em óleo de amendoim. Na altura, tratava-se de um motor rudimentar, mas foi o primeiro passo para uma evolução que levou este tipo de combustível até postos de gasolina no mundo inteiro, nos dias que correm.

Mas afinal, o que é, ao certo, o biodiesel?

“O uso de óleos vegetais como combustíveis de motor pode parecer insignificante nos dias atuais. Mas estes óleos podem vir a tornar-se, ao longo do tempo, tão importantes como o petróleo e o carvão mineral”, disse, na altura, Diesel, também ele inventor do motor movido pelo combustível que herdou o seu apelido.

Atualmente, segundo a revista Forbes, que cita a EIA (Administração de Informações de Energia), o biodiesel de base vegetal é a quarta maior fonte de energia renovável utilizada no mundo.

De uma forma resumida, o biodiesel é produzido através de um processo químico, a transesterificação, em que óleos e gorduras de origem animal ou vegetal reagem com um tipo de álcool, nomeadamente metanol ou etanol, contando ainda com a presença de um catalisador. Daí resulta, assim, o éster e a glicerina.

É o éster que, depois, através de processos de purificação, se torna o biodiesel que chega, depois, às bombas de gasolina. Já a glicerina produzida é aproveitada noutros setores, entre eles o têxtil, farmacêutico e cosmético.

Se é certo que Diesel recorreu a óleo de amendoim para levar a cabo a sua experiência em 1893, a realidade é que o biodiesel pode ser criado a partir de diferentes tipos de óleos e produtos animais ou vegetais. Entre eles, por exemplo, girassol, canola, milho, soja e algodão.

Segundo a Goldenergy, o biodiesel pode ser utilizado:

  • Nos motores de veículos como camiões, autocarros e tratores;
  • Na geração de energia elétrica nas indústrias;
  • Nos motores estacionários, como os geradores.

Para a mesma fonte, algumas das vantagens são a "redução da emissão de gases com efeito de estufa e poluentes e o "aumento da vida útil dos motores". Em sentido contrário, a empresa do setor energético alerta ainda para o possível "aumento do desmatamento para a plantação dos vegetais".

Leia Também: Frota municipal de Ílhavo passa a ser abastecida com eco diesel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas