O fim do mês e faturas estão aí. Sabe que eletrodomésticos gastam mais?

Saiba quais são os equipamentos que mais gastam na fatura da eletricidade: e veja algumas dicas da DECO Proteste para conseguir poupar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/07/2023 08:01 ‧ 26/07/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Eletrodomésticos

Com o aproximar do final do mês chegam também as faturas – e aquilo que é algo essencial para fazer o dia-a-dia pode tornar-se num pesadelo, nomeadamente, a fatura da eletricidade.

Na terça-feira, a DECO Proteste publicou no sue site uma análise sobre quais os eletrodomésticos que mais energia gastam. 

A associação de defesa do consumidor recorda que, em 2020, “o consumo de eletricidade representou 43% do consumo total das habitações em Portugal, correspondendo a cerca de 70% da despesa com energia para os diferentes usos em casa”.

Segundo os especialistas, “foi na cozinha e nos eletrodomésticos que este consumo foi mais significativo”.

Considerando que a potência e eficiência destes equipamentos podem influenciar, os especialistas apontam ainda que alterar hábitos “pode ajudar a diminuir este valor”. 

“Uma boa gestão da utilização, tanto no que diz respeito aos eletrodomésticos, aos equipamentos para climatização, como à iluminação, são medidas que podem ajudar a poupar”, lê-se na análise.

Mas, afinal, quais são os cinco eletrodomésticos que gastam mais energia?

  • Aquecedor portátil elétrico, de 2000 watts, que consome 480 kWh por ano, se usado quatro horas por dia, 60 dias por ano;
  • Frigorífico, que consome, em média, 240 kWh por ano;
  • Máquinas de secar e de lavar roupa (que gastam, respetivamente, 155 kWh e 135 kWh de energia por ano, ambas com três ciclos semanais de lavagem, assumindo que a máquina de secar só é utilizada nos meses de inverno);
  • Máquinas de lavar loiça, que consomem 167 kWh de energia por ano, considerando também três ciclos por semana.

Mas como sabe quanta energia consome um eletrodoméstico?

A DECO alerta que na hora de escolher equipamentos novos é melhor prestar atenção à etiqueta energética, por forma a comparar "os consumos de aparelhos da mesma categoria e optar pelos mais eficientes. Antes de comprar, consulte os testes a comparadores e simuladores da DECO Proteste. Desta forma, consegue ver o desempenho de cada equipamento, os consumos reais de energia e os preços nas lojas".

Na sua página, a DECO Proteste deixa ainda algumas formas de poupar com o uso dos cinco eletrodomésticos em causa. Consulte aqui.

Leia Também: O melhor é não ligar estes eletrodomésticos a extensões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas