Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Recebi uma herança: O que fazer do ponto de vista fiscal?

'Trabalho e impostos (des)complicados' é uma rubrica do Notícias ao Minuto, assinada por Dantas Rodrigues, sobre assuntos relacionados com trabalho, finanças pessoais e impostos.

Recebi uma herança: O que fazer do ponto de vista fiscal?
Notícias ao Minuto

14:32 - 07/07/23 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho e impostos (des)complicados

Do ponto de vista fiscal, uma herança está sujeita a tributação em sede de Imposto do Selo, logo, será necessário comunicar à Autoridade Tributária. A comunicação é feita através da declaração Modelo 1 do Imposto de Selo e dos respetivos anexos.

A comunicação da morte e participação do Imposto de Selo devem ser feitas em qualquer balcão ou serviço das Finanças, até ao fim do terceiro mês a seguir ao mês em que ocorreu a morte.

Tratando-se de uma transmissão gratuita de bens, a taxa a aplicar é de 10% sobre o valor tributável da totalidade dos bens recebidos, nos termos da Tabela Geral do Imposto do Selo.

Se os herdeiros forem herdeiros legitimários (cônjuge filhos, netos, pais ou avós) estão isentos do pagamento do imposto. Ainda assim, importa não esquecer, têm de declarar os bens herdados ao Fisco.

_________________________________________________________________________________________________

A publicação da rubrica 'Trabalho e impostos (des)complicados' é quinzenal. Faça também parte dela. Envie as suas dúvidas, questões ou sugestões de temas para o endereço de e-mail [email protected].

Dantas Rodrigues é advogado desde 1993 e sócio-partner da Dantas Rodrigues & Associados. É também professor de Direito do Ensino Superior Politécnico desde 1995.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório