Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Governo espera atingir 4.900 milhões do PRR executados em 2023

A ministra da Presidência disse hoje, na Assembleia da República, esperar que sejam executados este ano 4.900 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Governo espera atingir 4.900 milhões do PRR executados em 2023
Notícias ao Minuto

12:43 - 28/06/23 por Lusa

Economia PRR

"A expectativa é, em 2023, atingir 4.900 milhões de euros de execução do PRR", adiantou Mariana Vieira da Silva, em resposta aos deputados, na comissão parlamentar de Economia.

A ministra explicou que no Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), o PRR foi colocado na sua globalidade, não tendo sido feita a distribuição das verbas, tendo em conta o ritmo de cumprimento das metas comprometidas com Bruxelas e a sua efetiva execução.

Os pagamentos aos beneficiários do PRR ascenderam a 2.037 milhões de euros, mais 59.000 do que na semana anterior, o que corresponde a 12% do total, segundo o último relatório de monitorização, reportado a 21 de junho.

Em comunicado, o gabinete da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou, na altura, que este montante representa um crescimento de mais de 44% desde o início do ano.

A execução do PRR segue em 17% dos marcos e metas contratados com a União Europeia.

No final da primeira ronda de intervenções da audição regimental, Mariana Vieira da Silva reconheceu ainda que, na sequência da crise financeira, houve uma redução "muito significativa" do investimento público e que o seu ritmo de recuperação ainda não foi o desejável.

"É evidente que no pós-PRR vai ser necessário o país ter uma estratégia para garantir níveis de financiamento público adequados às necessidades", sublinhou.

O montante total do PRR (16.644 milhões de euros -- valor inicial), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes -- resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

Da dotação total, cerca de 13.900 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.700 milhões de euros a empréstimos.

Este plano, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Leia Também: PRR. Governo decide até agosto recurso ao montante global de empréstimos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório