Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dos certificados de aforro à Mercadona: Os cinco números da semana

Recorde os temas que marcaram a semana.

Dos certificados de aforro à Mercadona: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:16 - 10/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo regresso do antigo ministro Pedro Nuno Santos ao Parlamento, para responder às questões dos deputados sobre a TAP. Deixou os temas mais polémicos para a próxima semana, mas pode rever os pontos essenciais da sua audição na Comissão de Economia aqui

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Há uma nova série de certificados de aforro (CA), a F, que traz uma taxa de juro base bruta de 2,5%, mais baixa do que a da série anterior, que era de a 3,5%. Esta medida levou, inclusive, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a pedir um "esforçozinho" aos bancos para "tornar mais atraente" o pagamento dos depósitos aos portugueses.

Se costuma comprar brócolos saiba que este é um dos produtos que está mais caro do que antes de ter sido implementada a medida IVA zero. A análise é da DECO Proteste, que revela que o preço deste alimento subiu 27 cêntimos por quilo entre 17 de abril e esta semana.

Os novos limites às comissões bancárias já estão em vigor, mas o final do mês de junho ainda vai trazer novidades relativamente a este tema. O fim da comissão de processamento das prestações de crédito em todos os contratos está previsto para o dia 28 de junho. 

Arranca agora a "segunda fase" do pagamento do apoio extraordinário à renda, com um valor médio mais elevado e, afinal, o apoio vai chegar a mais famílias do que estimava o Governo. Conheça as novidades.

A Mercadona está a preparar a abertura de mais uma loja em Portugal e prepara-se para abrir portas num novo distrito: Coimbra. A marca espanhola vai abrir um supermercado na Figueira da Foz no dia 20 de junho. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório