Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

OCDE atualiza projeção de crescimento do Brasil para 1,7% neste ano

O relatório de perspetivas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), publicado hoje, prevê que a economia do Brasil vai crescer 1,7% este ano, cinco décimas a mais do que a projeção de novembro.

OCDE atualiza projeção de crescimento do Brasil para 1,7% neste ano
Notícias ao Minuto

19:59 - 07/06/23 por Lusa

Economia Brasil

Apesar da melhoria, este resultado aponta para um abrandamento durante o primeiro ano do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, depois de o Produto Interno Bruto (PIB) ter avançado 2,9% em 2022.

Esse ritmo mais lento de crescimento se estenderá até 2024, com um aumento de 1,2%, segundo o relatório.

A OCDE destacou os bons dados do primeiro trimestre do ano, quando a atividade económica avançou 2%, graças à expansão da produção agrícola e à recuperação das vendas de alimentos e vestuário.

Por outro lado, a organização aponta o abrandamento da criação de emprego e a estagnação da atividade industrial, ainda abaixo dos níveis pré-pandémicos.

Para os próximos meses, a OCDE está a refrear as expectativas de um crescimento rápido.

A fraqueza tanto do consumo privado, devido às elevadas taxas de juro, como das exportações, devido à queda dos preços das matérias-primas, vai manchar os bons resultados do início do ano, segundo a instituição.

Paralelamente a este abrandamento, a OCDE prevê que a inflação desça de uma média anual de 9,3% em 2022 para 5,6% em 2023, e 4,7% em 2024.

Mesmo com esta redução, a organização acredita que o Banco do Brasil manterá as taxas de juro no seu nível atual de 13,75 % até ao terceiro trimestre do ano.

A OCDE espera que o Banco Central da maior economia sul-americana flexibilize a política monetária e que as taxas de juros caiam para 10% até ao final de 2024.

A OCDE registou igualmente a expansão da despesa pública devido aos programas sociais do novo Governo.

No entanto, apreciou o quadro fiscal recentemente proposto pelo Governo para conter as despesas, bem como a retirada parcial das isenções sobre a gasolina.

Leia Também: Ativistas em Lisboa contra iniciativa que ameaça indígenas no Brasil

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório