Ainda não pagou o IMI? Prazo da 1.ª prestação acaba já amanhã
O prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI termina no último dia de maio.
© iStock
Economia IMI
Se ainda não pagou o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), saiba que o prazo para o pagamento da primeira prestação termina na quarta-feira, dia 31 de maio. Se ainda não o fez, esta é a altura certa.
O pagamento do IMI pode ser feito numa prestação única ou em várias prestações, dependendo se o montante é inferior ou superior a 100 euros, respetivamente.
Depois, em agosto é devido o pagamento da segunda prestação, isto é, se o montante a pagar for superior a 500 euros, de acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade Tributária.
Por fim, em novembro decorre o pagamento da segunda prestação se o imposto for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, bem como o pagamento da terceira prestação caso o valor a pagar seja superior a 500 euros.
"O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deve ser pago até ao último dia do mês. A regularização pode ser feita de uma só vez ou até três prestações, no final de maio, agosto e novembro", diz o Ministério das Finanças, numa publicação partilhada nas redes sociais.
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deve ser pago até ao último dia do mês.
— Finanças (@pt_financas) May 29, 2023
A regularização pode ser feita de uma só vez ou até três prestações, no final de maio, agosto e novembro.#IMI #finanças pic.twitter.com/VdgfvrUmnw
Os contribuintes podem pagar o IMI através de débito direto - o Notícias ao Minuto explica-lhe como o pode fazer neste artigo - ou então através do multibanco, do seu banco, na app de pagamentos do Fisco ou ainda nas repartições de Finanças.
Os proprietários de imóveis receberam este ano um total de 4.082.440 liquidações de IMI, das quais 916 mil são de valor inferior a 100 euros, dando origem a um único pagamento.
Em resposta à Lusa, fonte oficial da AT precisou que daqueles mais de quatro milhões de liquidações de IMI, a maioria (2.486.548) dizem respeito a valores de imposto entre os 100 e os 500 euros e que, por esse motivo, podem ser pagos em duas fases (maio e novembro).
Com valores de IMI a superarem os 500 euros estão 679.533 notas de liquidação. Por superarem aquele valor, a lei determina que os contribuintes possam pagar o imposto por três vezes - maio, agosto e novembro.
As liquidações de valor inferior a 100 euros totalizaram este ano (para o imposto relativo a 2022) as 916.359, tendo de ser pagas até ao final deste mês.
Leia Também: IMI. AT já concluiu envio de notas de cobrança, se não recebeu faça isto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com