Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CGD defende que não se pode estranhar guerra entre produtos bancários

O presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, desvalorizou hoje a saída de grande fluxo de depósitos para investimentos em certificados de aforro e elencou como um dos desafios manter a rentabilidade do banco público.

CGD defende que não se pode estranhar guerra entre produtos bancários
Notícias ao Minuto

18:26 - 29/05/23 por Lusa

Economia Caixa Geral de Depósitos

"Não se pode estranhar que haja não só guerra entre instituições [financeiras] como entre produtos", disse durante uma intervenção num painel da conferência "para onde vai a economia portuguesa", em Lisboa, quando questionado sobre a corrida aos Certificados de Aforro (CA), que se tem registado nos últimos meses.

No painel sobre o setor financeiro da conferência organizada pela SEDES e pela Ordem dos Economistas, Paulo Macedo realçou que "as pessoas têm várias alternativas", lembrando que o que ensinam na escola é a diversificar os investimentos.

Para o responsável da Caixa Geral de Depósitos (CGD), a obrigação da banca é ter oferta com vários produtos "que consigam competir" com os CA.

Paulo Macedo enumerou como desafios para o futuro "devolver dinheiro ao Estado, perceber as consequências do euro digital, continuar atento à cibersegurança", "quando as taxas caírem" como a CGD vai manter a rentabilidade, bem "como melhorar as condições para os clientes".

Por seu lado, o vice-presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp João Nuno Palma considerou que os grandes desafios para o setor financeiro passam por compreender como o crescimento económico e a inflação vão "impactar sobre a valorização dos ativos", o aumento do custo de financiamento e a acessão dos riscos.

O responsável do bcp defendeu que "a coisa fundamental é preservar a estabilidade do sistema financeiro".

Leia Também: Plano de Recapitalização. CGD faz reembolso antecipado de 500 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório