Num comunicado hoje divulgado, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública -- IGCP precisa que o saldo dos Certificados de Aforro (CA) aumentou 1.682 milhões de euros, e que o saldo de CEDIC (Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo) também subiu no período em referência 228 milhões de euros.
Em sentido contrário, observou-se a redução do saldo de CT (Certificados do Tesouro) em 379 milhões de euros, refere a agência, que adianta que as contrapartidas das contas margem, recebidas no âmbito de derivados financeiros, registaram uma diminuição de 84 milhões de euros.
Adicionalmente, o 'stock' de dívida reduziu-se em 26 milhões de euros, refletindo o efeito decorrente das flutuações cambiais dos instrumentos de dívida denominados em moeda não euro, avaliados ao câmbio do último dia de abril, afirma o IGCP.
Incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos 'swaps' de cobertura de capital, que ascendeu a 524 milhões de euros em abril, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 289.471 milhões de euros, aumentando 0,49% face ao mês precedente.
Leia Também: Saldo da dívida direta do Estado aumenta em março para 288.602 milhões