Saldo da dívida direta do Estado aumenta em março para 288.602 milhões

O saldo da dívida direta do Estado aumentou 0,69% em março deste ano, face a fevereiro, para 288.602 milhões de euros, anunciou hoje o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
19/04/2023 21:36 ‧ 19/04/2023 por Lusa

Economia

Dívida

No seu boletim mensal, hoje publicado, o IGCP disse que esta variação "resultou sobretudo do aumento do saldo de CA [Certificados de Aforro], o qual registou um aumento de 3.549 milhões de euros, e também pelo aumento do saldo de CEDIC [Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo], em 1.663 milhões de euros".

Por outro lado, "observou-se a redução do saldo de CT [Certificados do Tesouro] em 634 milhões de euros" enquanto "o saldo de Obrigações do Tesouro registou, igualmente, um decréscimo de 908 milhões de euros".

Segundo o IGCP, "observou-se, igualmente, uma diminuição do saldo de Bilhetes do Tesouro, em 1.630 milhões de euros".

Segundo a entidade, "incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos 'swaps' de cobertura de capital, que ascendeu a 550 milhões de euros em março, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 288.052 milhões de euros, aumentando 0,71% face ao mês precedente".

Leia Também: Dívidas ao Fisco, IVA 0% e não só: Os 4 temas que marcam esta 4.ª-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas