Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

G7 promete tomar "medidas necessárias" para estabilidade financeira

Os líderes dos sete países mais industrializados do mundo (G7) prometeram hoje adotar "as medidas necessárias" para manter a estabilidade financeira e mostraram-se flexíveis nas políticas macroeconómicas para encarar as incertezas na economia.

G7 promete tomar "medidas necessárias" para estabilidade financeira
Notícias ao Minuto

11:48 - 20/05/23 por Lusa

Economia G7

Numa declaração hoje publicada, o G7 manifestou confiança na resiliência do sistema financeiro, apesar de "múltiplos abalos", como a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e a inflação, salientando a necessidade de permanecer vigilante.

O G7 prometeu procurar políticas de crescimento que "apoiem a sustentabilidade fiscal e a estabilidade de preços a médio prazo".

Os países reconheceram que "a inflação continua em alta", ressalvando que os bancos centrais continuam comprometidos com as suas políticas para estabilizar os preços.

O fórum multinacional, que está reunido em Hiroxima, Japão, dedicou um ponto à transformação do setor financeiro, incluindo a digitalização bancária, que espera abordar com mais detalhe no futuro.

Os países mais industrializados do mundo pretendem aproveitar os benefícios do digital e conhecer os "potenciais riscos".

O G7 propôs ainda explorar formas de robustecer o atual sistema financeiro após o recente episódio de falência de várias instituições financeiras regionais dos Estados Unidos e os problemas no banco suíço Credit Suisse.

Os criptoativos são outra das dores de cabeça do grupo, que acredita que "vigilância, regulamentação e supervisão eficazes são cruciais" para enfrentar os riscos, enquanto apoia a "inovação responsável".

Os líderes do grupo que reúne Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos mais a União Europeia expressaram também preocupação com os "sérios desafios" da sustentabilidade da dívida, especialmente entre economias médias e pequenas, e a necessidade de criar agências para responder a potenciais problemas.

Leia Também: G7 apelam à China para pressionar Rússia a parar a guerra

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório