Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sobem as queixas em relação a produtos com IVA zero. Carne e pão no topo

Consumidores dizem que há produtos onde não se verificam diferenças de preço.

Sobem as queixas em relação a produtos com IVA zero. Carne e pão no topo
Notícias ao Minuto

15:49 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Portal da Queixa

Os consumidores não estão convencidos com a medida de IVA zero aplicado aos cabazes alimentares e estarão a recorrer ao Portal da Queixa para demonstrar o seu descontentamento.

O Portal da Queixa registou, entre os dias 18 de abril e 15 de maio, mais de duas centenas de reclamações relacionadas com o aumento dos preços e com a implementação da medida do IVA zero, o que corresponde a um aumento de 107% no número de queixas, em relação ao mesmo período homólogo.

Entre as centenas de ocorrências,  os principais motivos de reclamação, são as "alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não percepção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero", lê-se em comunicado. 

As pastelarias e cafeterias e os hipermercados inserem-se nas categorias com mais queixas, e o pão e a carne nos produtos em que os consumidores se queixam de não se verificar grande alteração de preço.

Somam-se a estas queixas, ainda, o reporte de que há produtos que mantém o mesmo preço antes e após a aplicação da medida do IVA zero.

Recorde-se que, a lista de produtos alimentares isentos de IVA inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, ou ainda, entre outros, bebidas e iogurtes de base vegetal.

Os produtos foram escolhidos tendo em conta o cabaz de alimentação saudável do Ministério da Saúde e os dados das empresas de distribuição sobre os produtos mais consumidos pelos portugueses.

Leia Também: Preço do cabaz de produtos com IVA zero já subiu face a 18 de abril

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório