BNCTL mantém-se no 1º trimestre como maior banco a operar em Timor-Leste

O Banco Nacional de Comércio de Timor-Leste (BNCTL) manteve no primeiro trimestre do ano a sua posição como maior banco a operar no país, tanto em termos de empréstimos como de depósitos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/05/2023 07:20 ‧ 12/05/2023 por Lusa

Economia

Timor-Leste

Dados dos balanços financeiros de todos os bancos a operar no país, referentes ao final do primeiro trimestre de 2023 e consultados pela Lusa, mostram que o BNCTL detinha 63,7% dos créditos de todo o sistema, menos 0,2 pontos percentuais do que no final de 2022.

No que se refere a depósitos de clientes, o BNCTL detinha 38,6% de todo o sistema, mais 1,6 pontos percentuais do que no final do ano passado.

Os dados referem que o Banco Nacional Ultramarino (BNU), que faz parte do grupo português Caixa Geral de Depósitos (CGD), continuou a tendência de queda, tendo atualmente 6,7% dos créditos (era de 7% no final de 2022) e 14,9% dos depósitos (16,4% no final de 2022).

Em termos trimestrais, o BNU registou uma queda dos depósitos de 12,9%, com menos 36,37 milhões de dólares (33,3 milhões de euros), para um total de 245,64 milhões de dólares (224,87 milhões de euros), o que o coloca em terceiro entre os cinco bancos do sistema.

No que toca a empréstimos, a carteira do BNU desceu 5,1% para 25,35 milhões de dólares (23,2 milhões de euros), sendo atualmente o quarto do sistema.  

O sistema bancário timorense inclui, além do BNU e do BNCTL, o australiano ANZ e os indonésios Mandiri e BRI.

No final de março, e segundo os balanços, o volume de créditos de todo o sistema era de 360,64 milhões de dólares (330,16 milhões de euros), menos 0,3% que no fim de 2022, com os depósitos a desceram 4,3% no mesmo período para 1.644 milhões de dólares (1.505 milhões de euros).

O ANZ registou o maior aumento no volume de créditos (mais 5,5%), seguindo-se o BRI (mais 1,5%), tendo os restantes registado quedas.

Todos os bancos registaram descidas nos depósitos de clientes.

Leia Também: Timor-Leste compromete-se a cumprir obrigações de adesão à ASEAN

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas