Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Acionistas da Toyota Caetano elegem nova administração em 30 de maio

Os acionistas da Toyota Caetano elegem um novo Conselho de Administração, para o mandato entre 2023 e 2026, em assembleia-geral (AG), no dia 30 de maio, segundo dois comunicados hoje publicados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Acionistas da Toyota Caetano elegem nova administração em 30 de maio
Notícias ao Minuto

18:21 - 08/05/23 por Lusa

Economia Toyota

Assim, de acordo com a proposta publicada, os detentores de títulos da empresa irão votar numa lista composta por José Reis da Silva Ramos (presidente) e nos vogais Maria Angelina Martins Caetano Ramos, Miguel Pedro Caetano Ramos, Tom Fux, Kazunori Takagi, Gisela Maria Falcão Sousa Pires Passos e Florian Aragon (suplente).

Os acionistas irão ainda deliberar sobre a composição da mesa da assembleia-geral e do Conselho Fiscal.

Entre os pontos colocados à votação da AG estão os documentos de prestação de contas e a proposta de aplicação de resultados.

Na semana passada, a Toyota Caetano revelou que tendo em conta os resultados de 2022, a empresa propôs dividendos de 0,25 euros por ação, num total de 8,7 milhões de euros.

Será ainda realizada a apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade e da declaração anual sobre o cumprimento da política de remunerações dos membros dos órgãos de administração e de fiscalização da sociedade.

Os acionistas irão ainda deliberar sobre alterações aos estatutos, a eleição do revisor de contas e dos membros da comissão de nomeações, avaliações e remunerações para o novo mandato correspondente ao quadriénio de 2023 a 2026, bem como a respetiva remuneração. Por fim, será deliberada a caução a prestar pelos órgãos de administração e fiscalização da sociedade.

Os lucros consolidados da Toyota Caetano aumentaram 25,3% no ano passado, atingindo os 14,8 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas do grupo publicado na semana passada pela CMVM.

No ano passado, a empresa do setor automóvel obteve vendas de 480,2 milhões de euros, um aumento de quase 19% em relação a 2021, indicou, tendo o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingido os 48,5 milhões de euros, um crescimento de 13% face ao ano anterior.

A empresa recordou que o ano passado "ficou marcado pelo regresso da guerra na Europa", destacando que o conflito levou "ao aumento dos custos de energia, de custos de matérias-primas e de custos logísticos".

Leia Também: Lucros da Toyota Caetano aumentam 25% para 14,8 milhões em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório