Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

3,7 mil milhões: O número de pagamentos feitos pelos portugueses em 2022

Os dados do supervisor indicam que os "consumidores nacionais continuaram a preferir os instrumentos de pagamento eletrónico e recorreram mais às transferências imediatas".

3,7 mil milhões: O número de pagamentos feitos pelos portugueses em 2022
Notícias ao Minuto

13:19 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia Pagamentos

Em 2022, os portugueses fizeram 3,7 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 655,5 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Em linha com o crescimento económico, os pagamentos no sistema de pagamentos de retalho português — o Sistema de Compensação interbancária (SICOI) — aumentaram 16,2% em valor e 20,8% em quantidade, em relação a 2021", pode ler-se no comunicado do BdP. 

Os dados do supervisor indicam que os "consumidores nacionais continuaram a preferir os instrumentos de pagamento eletrónico e recorreram mais às transferências imediatas do que em 2021".

"Os instrumentos de pagamento eletrónicos foram usados em 99,7% dos pagamentos de retalho realizados sem recurso a numerário, mais 0,2 pontos percentuais do que em 2021. As transferências imediatas nacionais cresceram 34,3% em quantidade e 54,4% em montante, apesar de continuarem a ter um peso reduzido nos pagamentos de retalho", pode ainda ler-se no comunicado do BdP. 

"Uso do contactless continuou a aumentar"

O supervisor da banca adianta que os "cartões mantiveram-se como o meio de pagamento eletrónico mais utilizado no dia a dia, e o uso do contactless continuou a aumentar".

"Os cartões estiveram na base de 88,0% do número de pagamentos processados no SICOI (86,5% em 2021). Em média, realizaram-se 9 milhões de pagamentos com cartão por dia. A tendência de forte subida na utilização da tecnologia contactless (dos cartões e de outros dispositivos móveis) manteve-se: o peso das compras contactless no número total de compras com cartão chegou a 48,8% (8,2% antes da pandemia)", pode ainda ler-se.

Já as compras online com cartões nacionais aumentaram 28,4% em número e 32,2% em valor. Os níveis de fraude na utilização de instrumentos de pagamento eletrónicos em Portugal permaneceram muito reduzidos. 

Notícias ao Minuto Em 2022, os portugueses fizeram 3,7 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 655,5 mil milhões de euros© Reprodução do site do BdP  

Leia Também: Financiamento do Estado negativo em 4.130 milhões em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório