O Santander Totta registou um lucro líquido de 185,9 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, o que significa um acréscimo de 19,6% face aos 155,4 milhões registados no período homólogo, anunciou a instituição bancária, esta quinta-feira.
"Nos três primeiros meses do ano, alcançámos um resultado líquido de 186 milhões de euros e continuámos a apresentar indicadores robustos, que reforçam a nossa solidez de balanço e a nossa capacidade de apoiar a economia, as empresas e as famílias em Portugal", refere Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Banco Santander Portugal, citado em comunicado.
A instituição diz que "continua a incrementar a sua base de clientes, com um crescimento homólogo de mais de 70 mil novos clientes de banco principal e de 118 mil de clientes digitais, alavancado no processo de transformação comercial e digital".
"Este crescimento impulsionou um incremento em 19% das compras efetuadas através de cartões emitidos pelo Santander e um crescimento de 5% nos levantamentos de dinheiro e de 85% no pagamento de serviços através de cartões", pode ler-se.
O crédito a clientes ascendeu a 42,6 mil milhões de euros, uma redução de 2,2% face ao valor do mesmo período de 2022, dinâmica largamente explicada pela amortização antecipada de créditos a empresas.
A carteira de crédito hipotecário, no montante de 22,7 mil milhões de euros, registou um crescimento homólogo de 1,8%.
[Notícia atualizada às 09h56]
Leia Também: Lucro da AstraZeneca sobe 438,52% para 1.973 milhões no 1.º trimestre