Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Greves na CP suprimem 196 comboios em 1.085 programados até às 19h

As greves que afetam o serviço da CP levaram hoje à supressão, entre as 00:00 e as 19:00, de 196 comboios num total de 1.085 previstos, de acordo com dados divulgados pela operadora.

Greves na CP suprimem 196 comboios em 1.085 programados até às 19h
Notícias ao Minuto

20:24 - 19/04/23 por Lusa

Economia Greve

Foram assim realizados 889 comboios, destacou.

No serviço de longo curso, dos 65 comboios estimados não se realizaram 11 e no regional, em 254 programados, foram suprimidos 75.

Nos urbanos de Lisboa não circularam 83 comboios de 520 estimados, enquanto no Porto, de 218 previstos, foram suprimidos 23.

Nos urbanos de Coimbra não se realizaram quatro comboios de 28 estimados.

Até final do mês, "na CP, os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00:00 e as 05:00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço".

Até 30 de abril, na IP, "os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00:00 e as 05:00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço".

Estas greves foram decretadas por uma plataforma de sindicatos composta pela ASCEF - Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária; o SINFB - Sindicato Nacional dos Ferroviários Braçais e Afins; o SINFA - Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins; o FENTECOP - Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Publicas; o SIOFA - Sindicato Independente dos Operários Ferroviários e afins; a ASSIFECO - Associação Sindical Independente dos Ferroviários de Carreira Comercial e os STF - Serviços Técnicos Ferroviários.

Também o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) está em greve durante todo o mês de abril, face à "atitude de desconsideração" de que acusa a empresa.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão "aumentos salariais efetivos", a "valorização da carreira da tração" e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor.

Ainda reclamada é uma "humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede", um "efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes" e o "reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo".

Leia Também: Suprimidos 54 comboios até às 08h00 devido à greve na CP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório