Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

Crédito ao consumo subiu 28% para 5,73 mil ME em 2022

O crédito ao consumo concedido pelos associados da ASFAC aumentou 28% em 2022 para 5,73 mil milhões de euros, disse hoje a associação em comunicado.

Crédito ao consumo subiu 28% para 5,73 mil ME em 2022
Notícias ao Minuto

14:21 - 04/04/23 por Lusa

Economia ASFAC

Segundo a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), a subida "foi suportada pelo crédito pessoal, crédito 'revolving' (nomeadamente cartões) e crédito automóvel".

Já o crédito 'leasing' e ALD (para compra de automóvel) caiu 44% face ao ano anterior, o que diz que se deve às taxas de juro máximas que o Banco de Portugal impõe "que levaram a um estrangulamento deste tipo de produto de financiamento automóvel".

Segundo a associação, ao concederem crédito, os associados da ASFAC "são um grande suporte ao desenvolvimento económico e ao apoio aos consumidores", já que nesta altura de crise "o recurso ao crédito, quando necessário, pode ser uma alternativa".

Quanto ao valor total do crédito em 'stock' emprestado pelos associados da ASFAC, este ascendia, no final de 2022, a aproximadamente 12,4 mil milhões de euros, mais 5% do que no final de 2021. Mais de metade deste valor é relativo a crédito automóvel.

Leia Também: Prazo dos novos contratos de crédito baixa para 30,7 anos em dezembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório