Em entrevista ao Económico, Vitor Bento, CEO da SIBS, afirma que a recuperação da economia portuguesa dependerá das empresas, das exportações e do investimento e critica o desprezo que se tem dado à "governance" das empresas.
Defendendo que o crescimento das exportações foi notável, o economista refere que é ainda insuficiente para o que seria necessário, uma vez que este crescimento se verificou apenas graças às restrições das importações. Assim, a recuperação económica vai “depender das empresas e, em termos de variáveis de procura, sobretudo das exportações e do investimento.
Para isso poderá contribuir o facto dos investidores estrangeiros confiarem mais no nosso país, o que não se reflete, no entanto, nos sinais de investimentoprodutivo.
Para Vitor Bento o principal problema do mercado de capitais é o desprezo à governance das empresas, algo que considera que ainda tem muito para melhorar e que para fazê-lo há que olhar para cima , almejando a excelência.
Este refere, ainda, que um das suas maiores preocupações em relação à economia portuguesa é a de que “há demasiada gente no mundo politico e mediático que não parece perceber o que aconteceu e continua com o quadro mental posicionado para voltar a repetir as asneiras feitas no passado”.