Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Há políticos com quadro mental pronto para repetir asneiras"

Para Vítor Bento, CEO da SIBS, o maior erro de Portugal é o desprezo com que olha para a "governance" nas empresas. Com um crescimento económico assente nas exportações, o economista teme que os políticos voltem a cometer os mesmos erros que colocaram o país nesta situação económica.

"Há políticos com quadro mental pronto para repetir asneiras"
Notícias ao Minuto

09:25 - 03/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Vítor Bento

Em entrevista ao Económico, Vitor Bento, CEO da SIBS, afirma que a recuperação da economia portuguesa dependerá das empresas, das exportações e do investimento e critica o desprezo que se tem dado à "governance" das empresas.

Defendendo que o crescimento das exportações foi notável, o economista refere que é ainda insuficiente para o que seria necessário, uma vez que este crescimento se verificou apenas graças às restrições das importações. Assim, a recuperação económica vai “depender das empresas e, em termos de variáveis de procura, sobretudo das exportações e do investimento.

Para isso poderá contribuir o facto dos investidores estrangeiros confiarem mais no nosso país, o que não se reflete, no entanto, nos sinais de investimentoprodutivo.

Para Vitor Bento o principal problema do mercado de capitais é o desprezo à governance das empresas, algo que considera que ainda tem muito para melhorar e que para fazê-lo há que olhar para cima , almejando a excelência.

Este refere, ainda, que um das suas maiores preocupações em relação à economia portuguesa é a de que “há demasiada gente no mundo politico e mediático que não parece perceber o que aconteceu e continua com o quadro mental posicionado para voltar a repetir as asneiras feitas no passado”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório