Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Mercado energético? Costa mostra-se "desiludido" com proposta de Bruxelas

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se, esta quinta-feira, "desiludido" com a proposta da Comissão Europeia para o mercado energético, lamentando que não se tenha ido mais longe.

Mercado energético? Costa mostra-se "desiludido" com proposta de Bruxelas
Notícias ao Minuto

10:42 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia António Costa

Relativamente ao mercado energético, Costa confessou estar "um bocado desiludido com a proposta da Comissão [Europeia], que deveria ter dado um passo para romper definitivamente com a lógica marginalista de indexar o preço da eletricidade ao preço mais alto da fonte de produção de eletricidade. Ganhávamos muito na concorrência e na competividade se déssemos esse passo". 

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à margem do Conselho Europeu, Costa referiu que, a par do mercado energético, a união bancária será outro dos temas em debate esta quinta-feira. 

Já na quarta-feira, recorde-se, o primeiro-ministro disse que é altura de "pôr termo definitivamente às regras marginalistas de fixação do preço da eletricidade", considerando que as energias renováveis já estão suficientemente maduras para não precisarem deste apoio indireto por via dos preços.

Na semana passada, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de redesenho do mercado elétrico da União Europeia (UE) para tornar os preços da eletricidade menos voláteis e menos dependentes dos do gás, através de maior acesso às energias renováveis.

Bruxelas defendeu que a reforma do mercado elétrico da UE responde "a falhas" através de maior incorporação de renováveis em detrimento do gás, mas sem alterar a configuração atual dos mercados de curto prazo.

Leia Também: Reforma da eletricidade na UE responde a falhas sem mexer no mercado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório