Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 28º

Bancos dos EUA pedem às autoridades que garantam todos os depósitos

Uma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.

Bancos dos EUA pedem às autoridades que garantam todos os depósitos
Notícias ao Minuto

06:07 - 19/03/23 por Lusa

Economia medidas de apoio

A medida "interromperia imediatamente o êxodo de clientes de bancos menores, estabilizaria o setor bancário e reduziria muito o risco de outras falências", argumentou a Aliança de Bancos de Média Dimensão da América, numa carta dirigida às autoridades.

Atualmente, nos Estados Unidos, a agência responsável pela garantia dos depósitos (FDIC) protege os depósitos bancários até 250 mil dólares (232.500 euros), mas a carta, citada pela Bloomberg, pediu no sábado a proteção de todos os depósitos, mesmo acima do limite.

O período de turbulência no setor bancário começou em 08 de março, com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), a que se seguiu a falência do Signature Bank, causando uma crise de confiança no setor, disse a aliança.

"Independentemente da saúde geral do setor bancário, a confiança foi afetada para todos, exceto para os grandes bancos", sublinhou a carta.

A aliança apelou à FDIC, à Reserva Federal e à secretária do Tesouro, Janet Yellen, para "restaurarem a confiança" no sistema financeiro.

O grupo de bancos ofereceu-se para financiar a medida, aumentando o valor das contribuições que já pagam à FDIC para garantir os depósitos dos clientes.

Após o colapso do SVB, muitos clientes de bancos mais pequenos decidiram retirar o seu dinheiro para depositá-lo em bancos maiores, considerados demasiado importantes para não serem resgatados pelo Estado norte-americano em caso de crise.

Em resposta, a Reserva Federal (Fed) - banco central norte-americano - comprometeu-se a emprestar os fundos necessários a outros bancos para que possam responder aos levantamentos dos clientes.

Leia Também: Credit Suisse? CMVM diz que não há impactos diretos para Portugal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório