Arranca hoje greve no Metro. Vai durar um mês, mas empresa deixa garantia

A empresa garante que a paralisação "não terá impacto no habitual serviço". Saiba o que está em causa.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
23/05/2025 08:06 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa iniciam esta sexta-feira uma greve às horas suplementares e eventos especiais e que terá impacto na final da Liga dos Campeões de futebol feminino, no sábado, e nos Santos Populares, segundo fonte sindical. Porém, a empresa garante que a paralisação "não terá impacto no habitual serviço"

 

Em declarações à agência Lusa, Sara Gligó, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), adiantou que a greve ao trabalho suplementar e eventos especiais vai durar 30 dias, renovável por igual período.

O Metropolitano de Lisboa (ML) assegurou, porém, que a greve ao trabalho suplementar e a eventos especiais, que terá início às 00h00 de sexta-feira, "não terá impacto no habitual serviço de transporte", admitindo reforçar a oferta.

Em causa está uma greve convocada pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), para reivindicar melhorias salariais e de condições de trabalho, nomeadamente o aumento do subsídio de almoço e a redução para as 35 horas de trabalho semanal.

"O Metropolitano de Lisboa esclarece que a greve convocada ao trabalho suplementar e eventos especiais, com início às 00:00 do dia 23 de maio de 2025 e duração de 30 dias, renovável por iguais períodos, não terá impacto no habitual serviço de transporte", ressalva a empresa num comunicado.

As garantias do ML surgem depois de o sindicato ter alertado para a possibilidade de esta greve poder vir a ter impacto já no próximo sábado, na final da Liga dos Campeões de futebol feminino, e nas Festas de Lisboa, que vão decorrer durante todo o mês de junho em Lisboa.

Impacto no futebol e nos Santos: Trabalhadores do Metro iniciam greve

Impacto no futebol e nos Santos: Trabalhadores do Metro iniciam greve

Os trabalhadores do Metro de Lisboa iniciam na sexta-feira uma greve às horas suplementares e eventos especiais e que terá impacto na final da Liga dos Campeões de futebol feminino, no sábado, e nos Santos Populares, segundo fonte sindical.

Lusa | 09:35 - 22/05/2025

Metro promete reforçar oferta

"Para a realização da final da Liga dos Campeões feminina da Uefa, no próximo sábado, dia 24 de maio, o Metropolitano de Lisboa irá desenvolver todos os esforços para reforçar a oferta na sua rede, procurando ajustá-la à procura verificada, dentro dos limites técnicos e operacionais existentes", refere a empresa.

Ainda relativamente a este evento, que se realiza no Estádio José de Alvalade, o Metropolitano de Lisboa recomendou que as deslocações para o recinto ocorram "de forma antecipada ao longo do dia, evitando períodos de maior concentração".

Relativamente às festas dos Santos Populares, a empresa não referiu se irá também reforçar a oferta.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e a 01h00.

Leia Também: O endividamento e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas