Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Último dia de greve na CP com 56 comboios suprimidos até às 8h

A greve dos maquinistas da CP obrigou hoje a suprimir 56 comboios dos 263 programados entre as 00:00 e as 8:00, tendo-se efetuado 207, segundo os dados enviados pela empresa à agência Lusa.

Último dia de greve na CP com 56 comboios suprimidos até às 8h
Notícias ao Minuto

09:02 - 17/03/23 por Lusa

Economia CP

A CP - Comboios de Portugal indica que dos 66 comboios regionais previstos não se fizeram 22 ligações (33%) e nos urbanos de Lisboa estavam programados 115 e foram suprimidos 23 (20%).

Nos urbanos do Porto, estavam previstos para aquele período 62 e apenas seis circularam e nos urbanos de Coimbra dos oito previstos cumpriram-se apenas quatro.

No que diz respeito aos comboios de longo curso, apenas foi cumprida uma ligação das 12 programadas até às 8:00.

Os trabalhadores iniciaram às 00:00 de dia 10 uma greve de 24 horas à prestação de todo e qualquer trabalho das categorias representadas pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), com efeitos às últimas horas do dia 09 e às primeiras horas do dia 11.

Desde as 00:00 de dia 11 e até às 23:59 de hoje, a greve abrange a prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e meia, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico.

Também até final do dia de hoje, nas categorias de Maquinista e Maquinista Técnico, os trabalhadores fazem greve a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:00 e as 06:00.

Igualmente até final do dia de hoje estão também em greve (desde as 00:00 de dia 14) os trabalhadores das categorias de Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração, a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas.

A paralisação foi convocada em protesto contra a última proposta da empresa de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89% e que a estrutura sindical considera "claramente inaceitáveis".

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

Leia Também: Banca europeia não justifica receios apesar de instabilidade ser risco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório