Wall Street fecha em alta graças ao resgate do First Republic

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, depois de se saber que os grandes bancos dos EUA vão participar no resgate do First Republic Bank, um dos que mais sofreu depois da intervenção no Silicon Valley Bank na semana passada.

Notícia

© Lusa

Lusa
16/03/2023 22:52 ‧ 16/03/2023 por Lusa

Economia

Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 1,17%, o tecnológico Nasdaq avançou 2,48% e o alargado S&P500 progrediu 1,76%.

A praça bolsista e a banca dos UA voltaram hoje a respirar com alguma tranquilidade depois das novas mensagens das autoridades.

Em especial, depois de as grandes instituições financeiras se terem disponibilizado para resgatar o First Republic Bank, que tinha a terceira taxa mais alta de depósitos não garantidos entre os bancos dos EUA, depois dos intervencionados Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank.

O First Republic, sedeado em San Francisco, viu o seu 'rating' revisto em baixa para a designada categoria 'lixo', tanto pela Fitch Ratings como pela S&P Global.

Os três principais índices bolsistas, que começaram o dia em baixa, começaram a recuperar na parte final, depois de o banco central suíço ter realçado que o Credit Suisse (epicentro das turbulências financeiras na quarta-feira) está bem capitalizado e que lhe vai fornecer liquidez adicional se for preciso.

A estas notícias de hoje somaram-se novas declarações da secretária do Tesouro, Janet Yellen, que insistiu em que o sistema financeiro do país "é sólido" e que os cidadãos dos EUA podem confiar em que os seus depósitos "estão seguros".

Mas o fator que mais animou os investidores foi o anúncio de um grupo de grandes instituições financeiras norte-americanas de resgate do First Republic Bank com 30 mil milhões de dólares.

"Bank of America, Citigroup, JPMorgan Chase e Wells Fargo anunciaram hoje que cada um vai depositar cinco mil milhões de dólares para o First Republic Bank. O Goldman Sachs e o Morgan Stanley farão cada um depósito de 2,5 mil milhões de dólares e BNY Mellon, PNC Bank, State Street, Truist y U.S. Bank farão cada um depósito de mil milhões de dólares", segundo o documento.

Depois deste anúncio, as ações do First Republic, que esta manhã estavam a cair 30%, recuperaram e acabaram em alta de 9,98%.

De resto, no seu conjunto, os grandes bancos fecharam com ganhos, a saber, JP Morgan (1,94%), Goldman Sachs (0,93%), Citigroup (1,78%), Wells Fargo (1,16%) e Bank of América (1,68%).

Leia Também: Presidente vê sinais preocupantes na economia mundial "com eco na Europa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas