Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Energia. ERSE recebeu mais de 25 mil reclamações em 2022

Regulador da energia teve intervenção no âmbito da resolução alternativa de litígios em quase 3.000 processos e respondeu a cerca de 4.800 pedidos de informação.

Energia. ERSE recebeu mais de 25 mil reclamações em 2022
Notícias ao Minuto

10:39 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu mais de 25 mil reclamações, apresentadas maioritariamente nos livros de reclamações das empresas, em 2022, segundo um balanço divulgado esta terça-feira, a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala amanhã. 

"Em 2022, a ERSE recebeu mais de 25 mil reclamações apresentadas pelos consumidores nos livros de reclamações, teve intervenção no âmbito da resolução alternativa de litígios em quase 3.000 processos e respondeu a cerca de 4.800 pedidos de informação", pode ler-se num comunicado. 

O regulador explica que "durante este período, que ficou marcado pela forte volatilidade dos preços da energia e pela possibilidade de regresso ao mercado regulado de gás natural, a ERSE recebeu ainda 2.996 solicitações de intervenção por parte dos consumidores, no âmbito da resolução alternativa de litígios". 

"Nestes casos, além da prestação de informação ao consumidor, a ERSE pode recomendar a sua resolução ou encaminhar o consumidor para um centro de arbitragem de consumo, com os quais tem protocolos. A decisão do tribunal arbitral que integra estes centros equivale a uma sentença de um tribunal judicial, vinculativa para as partes. O processo é simples, mais célere e habitualmente não tem custos para o consumidor", pode ler-se. 

Leia Também: Portugal bem nas energias renováveis e emissões mas mal na economia circular

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório