Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Preços da Guiné-Bissau aumentaram 0,7% em fevereiro em relação a janeiro

Os preços da Guiné-Bissau aumentaram 0,7% em fevereiro em relação a janeiro, o que representa uma variação homóloga de 10,3%, superior ao recomendado pela União Económica e Monetária da África Ocidental, segundo o Instituto Nacional de Estatística guineense.

Preços da Guiné-Bissau aumentaram 0,7% em fevereiro em relação a janeiro
Notícias ao Minuto

14:59 - 13/03/23 por Lusa

Economia INE

"Esta variação deve-se principalmente ao aumento dos preços dos produtos alimentares, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, tabaco, habitação água, eletricidade e outro combustível e serviços de saúde", refere o Índice Nacional Harmonizado de Preços no Consumidor (INHPC).

Segundo INHPC, foram registados aumentos nos preços do pão, cereais, peixe, carne de porco, carnes de cabra e galinha, ovos, manteiga, frutas e legumes, bem como cerveja, tabaco, combustíveis sólidos e medicamentos.

Os transportes registaram uma diminuição de preço devido à "redução de preços de combustíveis e lubrificantes", salienta o INHPC.

Segundo o Comité de Política Monetária do Banco Central dos Estados da África Ocidental, a inflação registada na União Económica Monetária da África Ocidental continua elevada, estando situada em 6% em janeiro, após ter estado a 7% em dezembro de 2022.

Leia Também: Guiné. China dá toneladas de arroz para combater insegurança alimentar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório