Se vai viajar para um país da União Europeia (UE), Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, pode solicitar o Cartão Europeu de Doença na Segurança Social Direta ou na App Segurança Social + Próxima, de acordo com o Instituto da Segurança Social (ISS).
"O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 27 Estados-membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos", pode ler-se no site do ISS.
Como requerer?
Pode pedir o cartão através da Segurança Social Direta, selecionando o menu 'Doença'. Depois deve escolher a opção 'Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença' e carregar no botão 'Iniciar pedido'. Depois é só seguir as instruções.
Também pode fazê-lo na app Segurança Social + Próxima (disponível para Android, iOS e Huawei), selecionando a opção 'Cartão Europeu de Seguro de Doença' e seguindo as instruções.
Quem pode requerer?
- Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares
- Beneficiários de subsistemas de saúde públicos
- Beneficiários de subsistemas de saúde privados
- Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.
"O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu", pode ainda ler-se.
Leia Também: Cerca de 53 mil crianças frequentam creches de forma gratuita