Chumbados cinco projetos de lei sobre redução das custas judiciais

O parlamento chumbou hoje projetos de lei de BE, Chega, PCP, Livre e PAN que pretendiam reduzir o valor das custas judiciais e facilitar o acesso aos tribunais.

Notícia

© iStock

Lusa
03/03/2023 14:53 ‧ 03/03/2023 por Lusa

Economia

tribunais

O projeto de lei do BE foi rejeitado com voto contra do PS, votos a favor de BE, Chega, PCP, Livre e PAN e abstenção de PSD e Iniciativa Liberal.

O texto do Chega que recomendava a alteração ao Regulamento das Custas Processuais foi reprovado com votos contra do PS e da Iniciativa Liberal, votos a favor do Chega e do BE e abstenção dos restantes grupos parlamentares.

Também o projeto de lei do PCP, que recomendava a criação de uma unidade de missão para a revisão do regime das custas judiciais, não passou na Assembleia da República, tendo sido chumbado pelo PS, com votos a favor da Iniciativa Liberal, BE, PCP, Livre e PAN e abstenção de PSD e Chega.

O projeto de lei do Livre, que pedia a isenção de "todos os trabalhadores e seus familiares, em matérias de direito do trabalho, do pagamento das custas processuais", teve votos contra de PS e Iniciativa Liberal, votos a favor de BE, PCP, Livre e PAN e abstenção de PSD e Chega.

A maioria parlamentar socialista e a Iniciativa Liberal reprovaram o projeto-lei do PAN sobre acesso ao direito e aos tribunais, que teve votos favoráveis de PAN, PCP, BE e Livre e a abstenção de PSD e Chega.

Leia Também: PSD/Viseu quer conhecer verbas para estradas "em mau estado"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas